PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


ENSIGUARDA - Escola Profissional da Guarda


Exposição de motivos
Distinguir a verdade da mentira é um dilema que nos que toca a todos, em contexto social. O que não esperávamos era ter de lidar com esta realidade quando pretendemos aceder a informação isenta e responsável. Quando falamos em desinformação, referimo-nos, certamente, à disseminação de conteúdos não válidos que contribuem para que as nossas vias de informação pessoais sejam desacreditadas. 

Atualmente, o fenómeno serve-se das mais variadas formas de comunicação que assistem ao Homem a uma velocidade incontrolável, fazendo da nossa era cronológica um marco que incentiva à manipulação da verdade, e que desafia persuadir mentalidades inócuas.

Neste sentido, devemos dar voz ao espírito revolucionista que habita em nós, e deixar de ser subjacentes a rumores enganosos que alimentam a comunicação social, para que assim sejamos uma geração que marca os manuais de história pela incessante procura de respostas responsáveis pela manutenção da verdade.


Medidas Propostas
  1. Criar uma autoridade nacional composta por peritos como jornalistas, informáticos e agentes da Polícia Judiciária para fazer a verificação da veracidade de todas as notícias postas a circular por empresas ou sites "não reconhecidos" e instituir um selo "notícia não verificada " enquanto a tal autoridade não confirma os factos da notícia. Esse selo deve também ser aplicado em jornais e revistas.
  2. Mecanismo criado por empresas e plataformas de redes sociais que verifique a veracidade da informação partilhada. Isto deve servir para entidades com presença social, órgãos de comunicação social, figuras públicas e entidades na esfera política, como partidos ou membros de instituições políticas. O incumprimento desta medida deve levar a coimas instituídas às plataformas de redes sociais por não evitarem a distribuição de informação falsa.
  3. Reforço da educação e da literacia digital nas escolas básicas e secundárias, através do envolvimento do domínio na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e na participação numa iniciativa nacional, ao estilo Parlamento dos Jovens, em que os jovens possam aprender mais sobre identificar notícias falsas através de um jogo online e de tutoriais com diferentes passos.