PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
ENSIGUARDA - Escola Profissional da Guarda
Exposição de motivos
Distinguir a verdade da mentira é um dilema que nos que toca a todos, em contexto social. O que não esperávamos era ter de lidar com esta realidade quando pretendemos aceder a informação isenta e responsável. Quando falamos em desinformação, referimo-nos, certamente, à disseminação de conteúdos não válidos que contribuem para que as nossas vias de informação pessoais sejam desacreditadas.Atualmente, o fenómeno serve-se das mais variadas formas de comunicação que assistem ao Homem a uma velocidade incontrolável, fazendo da nossa era cronológica um marco que incentiva à manipulação da verdade, e que desafia persuadir mentalidades inócuas.
Neste sentido, devemos dar voz ao espírito revolucionista que habita em nós, e deixar de ser subjacentes a rumores enganosos que alimentam a comunicação social, para que assim sejamos uma geração que marca os manuais de história pela incessante procura de respostas responsáveis pela manutenção da verdade.
Medidas Propostas
- Criar uma autoridade nacional composta por peritos como jornalistas, informáticos e agentes da Polícia Judiciária para fazer a verificação da veracidade de todas as notícias postas a circular por empresas ou sites "não reconhecidos" e instituir um selo "notícia não verificada " enquanto a tal autoridade não confirma os factos da notícia. Esse selo deve também ser aplicado em jornais e revistas.
- Mecanismo criado por empresas e plataformas de redes sociais que verifique a veracidade da informação partilhada. Isto deve servir para entidades com presença social, órgãos de comunicação social, figuras públicas e entidades na esfera política, como partidos ou membros de instituições políticas. O incumprimento desta medida deve levar a coimas instituídas às plataformas de redes sociais por não evitarem a distribuição de informação falsa.
- Reforço da educação e da literacia digital nas escolas básicas e secundárias, através do envolvimento do domínio na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e na participação numa iniciativa nacional, ao estilo Parlamento dos Jovens, em que os jovens possam aprender mais sobre identificar notícias falsas através de um jogo online e de tutoriais com diferentes passos.