PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres


Exposição de motivos
Sabemos que vivemos tempos assustadores nas nossas democracias: nos últimos anos, cada vez mais, sentimos diariamente os impactos que a desinformação causa nas nossas vidas. A pandemia veio mostrar-nos que, infelizmente, este fenómeno continua a propagar-se rapidamente, tendo impactos extremos na nossa existência coletiva. Segundo estudos do MIT, estas notícias chegam mesmo a propagar-se 70% mais rápido do que notícias verídicas, dificultando ainda mais o processo de resistir a factos alternativos. Torna-se, então, urgente tomar medidas para combater esta infodemia, principalmente quando metade dos europeus viram “fake news” na internet, mas só um quarto fez “fact check”. É nesse sentido que o círculo eleitoral da Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres apresenta as suas medidas para esta problemática, medidas essas assentes nos valores da sensibilização, educação e consciencialização.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma campanha publicitária com recurso ao uso dos media (incluindo televisão) com mensagens explícitas dos danos causados aos intervenientes reais (vítimas), realçando os impactos negativos que as fakes news tiveram nessas pessoas, na sua carreira, na sua vida familiar, etc…
  2. Incentivo, através da aplicação de coimas e da cooperação contínua entre o Estado, jornalistas independentes e empresas responsáveis pela administração das redes sociais e gerência de conteúdos digitais, para que haja um maior controlo das fake news difundidas no meio digital, evitando o livre trânsito de informações falsas e/ou de origem duvidosa e protegendo a população, reduzindo o seu contacto com factos alternativos.
  3. Criação de um programa educativo, transversal a todos anos letivos, que incentive a literacia mediática. Sugere-se a atribuição de uma assinatura digital de impressa gratuita a todas os estudantes do ensino secundário e superior e dinamização de cursos, oficinas e sessões de esclarecimento intergeracionais sobre a temática das fake news. A nova geração é, relativamente, dotada de um maior grau de literacia digital, e, por isso propõe-se que as ações referidas sejam promovidas por jovens.