PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Albufeira


Exposição de motivos
Sabemos que os jovens de hoje já nasceram no “mundo das tecnologias”, em que tudo depende delas nas mais variadas áreas profissionais e também no lazer. Na realidade já não é possível imaginar como seria trabalhar, comunicar, saber notícias, novidades, ouvir música e ocupar o tempo livre sem as tecnologias.
Apesar dos jovens não “sobreviverem” sem estarem sempre “ligados à Internet”, verifica-se que, muitas vezes, não estão devidamente alertados para os perigos e para a enorme quantidade de conteúdos falsos ou deturpados veiculados online; também não foram devidamente preparados para saberem como agir perante essa desinformação. Assim, as nossas medidas vão no sentido de uma melhor educação dos mais jovens e informação dos mais velhos.


Medidas Propostas
  1. Maior atenção por parte do Ministério de Educação e das escolas relativamente ao ensino dos Media e “Instituições e participação na Democracia”, no ensino básico, no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento. Propomos:- que os temas sejam abordados obrigatoriamente em todos os anos; - que sejam implementadas atividades mais práticas e que captem a atenção dos alunos.
  2. Considerando o desinteresse dos jovens em relação à política, o que propicia que acreditem na maioria das “Fake News”, propomos que: No ensino secundário cada escola defina e implemente um projeto de Cidadania que aborde a política em todos os cursos, ao longo do ano, e que não seja apenas no âmbito do Parlamento dos Jovens. Sugerem-se atividades concretas como: “Palestras na primeira pessoa” que permitam o contato direto com intervenientes na política local e regional e a simulação de eleições
  3. Tendo também constatado que muitos adultos e idosos não têm interesse pela política, têm dificuldade em aceder a meios tecnológicos e estão mais sujeitos à desinformação, propomos: A criação de um Organismo não governamental que zele pela transparência na informação e que promova várias ações como: a publicação de jornais ou boletins distribuídos porta a porta e que teriam como principal objetivo combater a desinformação (por exemplo seriam referidas as “Fake News” mais comentadas da semana.