PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, Faro


Exposição de motivos
Fundamentação da 1ª medida: Combater a desinformação na internet através da educação dos jovens e do desenvolvimento do seu pensamento crítico abordando nas variadas disciplinas o tema da “desinformação”.
Em Filosofia ao abordar o tema do pensamento crítico inserir em debate a questão das fake news, ensinando aos alunos a terem um pensamento crítico em relação a tudo aquilo que vêm na internet nesta época onde o conhecimento é visto como algo fácil e rápido de obter e fazer exercícios de falácias e argumentos inválidos com notícias falsas.
Em Português quando abordado o tema da notícia, pôr sob discussão a questão das fake news e quais são os passos essenciais que devemos tomar ao ler uma notícia para verificar se esta é fidedigna.
Analisar estatísticas que induzem em erro (abrange a disciplina de Matemática A, Matemática B, MACS e Economia) .Na disciplina de desenho realizar cartazes de sensibilização para a desinformação.
Fundamentação da 2ª medida: Haver um maior investimento na ERCS expandido a atividade que esta pode realizar, emitir campanhas de sensibilização para as “Fake News”. O espaço televisivo “atualidade para totós”, falaria das notícias que passam no telejornal mas dum ponto de vista educativo, atraindo deste modo mais jovens e encorajando-os a interessarem-se mais pelo mundo que os rodeia, o programa também teria presença nas redes sociais de forma a chamar atenção ao público-alvo. ina de desenho realizar cartazes de sensibilização para a desinformação.
Fundamentação da 3ªmedida: : O departamento poderia ser integrado por exemplo na Lusa que é uma agência noticiosa portuguesa financiada pelo Estado. O departamento estaria encarregue de fazer fact checking em sites e/ou redes sociais, prioritizando assuntos como política, saúde e economia pois são aqueles onde existe maior desinformação e esta se manifesta de maneira mais grave. É de realçar que o departamento não analisaria opiniões pessoais mas apenas os factos que a sustentassem. Ao averiguar que uma notícia é falsa, o departamento denunciaria a notícia aos respetivos órgãos responsáveis.


Medidas Propostas
  1. Inserção do tema de “desinformação” nos projetos-aula de cidadania e nas disciplinas como de Filosofia, Português, Estatística, TIC e Desenho.
  2. Reforço e investimento na ERCS expandindo a atividade que esta pode realizar, apostando em campanhas de sensibilização para as “Fake News” e a criação de um espaço televisivo “Atualidade para totós”.
  3. Criação de um departamento com a função de fact checking.