PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo


Exposição de motivos
1. Os Media (televisão, jornais) são a maior fonte de informação, logo podem fornecer informação verdadeira ou falsa. Por exemplo, pessoas de idade avançada têm menos conhecimento sobre tecnologias ou formas de confirmar a veracidade das notícias. Por outro lado são mais propensos a acreditar nos Media e nas suas notícias, sejam elas falsas ou verdadeiras.
Por outro lado, relativamente às intenções de voto, os jovens têm mais tendência a ser influenciados, pois as pessoas de idade mais avançada têm os seus ideais, logo é difícil fazer com que essas pessoas mudem a sua opinião.
Escolhemos esta medida porque os Media por vezes passam aos seus espectadores aquilo que é do seu interesse enquanto empresas e não o que é a verdade. Os Media podem ser tendenciosos nos seus ideais, mas verifica-se que têm realizado algum esforço no sentido de verificar os factos e transmitir essa ideia ao seu público. Esse esforço deve continuar a ser feito e os Media devem ser responsabilizados pela veracidade das notícias que divulgam.
2. As linhas de apoio têm sido exemplos de sucesso em diversas dimensões para as quais têm sido criadas. Havendo um órgão de comunicação que criasse uma linha de apoio à confirmação da veracidade da informação isso representaria uma vantagem relativamente aos restantes.

3. Atualmente a informação está disponível e circula a uma grande velocidade. Estamos expostos a um grande conjunto de notícias, falsas ou não. Na realidade dispomos de algumas ferramentas para tentar identificar se determinada informação é fake news. E este tema até se tem tornado bastante pertinente. Para ajudar a desconstruí-las precisamos que as pessoas recorram às formas que já existem de verificação, mas para o fazerem, principalmente os jovens, necessitam de desenvolver o seu pensamento crítico e para isso a Educação para a Cidadania é fundamental, bem como o aumento da literacia mediática. A educação para a cidadania contribui para o crescimento dos alunos, para lidar com diferentes aspetos e dimensões das suas vidas, ajudando-os a refletir e a ter sentido crítico sobre as notícias que ouvem/vêem.


Medidas Propostas
  1. Responsabilidade dos Media na confirmação das notícias - polígrafo
  2. Linha de apoio - para confirmação de notícias
  3. Educação para cidadania - reforço dos conteúdos na literacia mediática