PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Tábua


Exposição de motivos
Nos dias de hoje, vivemos num mundo onde a informação se propaga em velocidade e dimensão nunca antes testemunhadas na história. Se ocorrer um acontecimento de elevada relevância, é apenas uma questão de minutos para que isso se torne uma informação pública e acessível em todo o mundo.
Porém, com cada vez mais fontes de informação e maior acessibilidade à mesma, torna-se verdadeiramente difícil distinguir informação de qualidade, de desinformação ou boatos deliberadamente publicados, as designadas fake news.
Para além disso, ao vivermos numa sociedade democrática em que é uma maioria da população que decide a forma como o país é governado, a informação que circula é fundamental para escolher o partido que nos vai governar. Se essa informação for manipulada para fins políticos, as consequências que isso trará para o nosso país e para as nossas vidas podem ser catastróficas. Então, como podemos combater a desinformação?
Tudo começa pela Educação. Se as crianças e os jovens forem ensinados a fazer pesquisas corretamente e a distinguir informação confiável da enganosa, será uma garantia de que, no futuro, não sejam alvo de fake news. O ideal, seria este tema ser abordado nas escolas como parte integrante dos programas escolares, a partir do primeiro ciclo de escolaridade.


Medidas Propostas
  1. Combater a desinformação nas Escolas, através da inclusão da temática em todos os níveis de ensino da escolaridade obrigatória.
  2. Implementação do Curso do Centro Nacional de Cibersegurança no Ensino Secundário.
  3. Criação de um Prémio Nacional de combate à desinformação.