PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Martinho Árias, Soure


Exposição de motivos
A nossa primeira medida baseia-se no incutir das regulares práticas de instrução da sociedade para os perigos da desinformação no contexto comunitário e escolar.
As novas tecnologias são imprescindíveis atualmente, pelo que temos de as utilizar com idoneidade e seriedade quer para trabalho, quer por lazer. Além da sensibilização do utilizador da internet, o ideal é existir uma plataforma digital de fact checking que facilite a vida do utilizador, ou seja, uma plataforma imparcial e fidedigna onde seja possível verificar a veracidade das informações a circular online. A plataforma tem de ser de fácil utilização, de modo a não dissuadir o utilizador e deve dar informação segura e atualizada. A ignorância é a pior inimiga, logo é fundamental educar, sensibilizar, alertar para o que são, quais os perigos e como evitar as fake news. A mensagem tem de ser clara e adequada ao público-alvo, por conseguinte há que criar informação adequada e apelativa às várias faixas etárias e fazê-la chegar junto do público-alvo.
As novas tecnologias são imprescindíveis atualmente, pelo que temos de as utilizar com idoneidade e seriedade quer para trabalho, quer por lazer. Além da sensibilização do utilizador da internet, o ideal é existir uma plataforma digital de fact checking que facilite a vida do utilizador, ou seja, uma plataforma imparcial e fidedigna onde seja possível verificar a veracidade das informações a circular online. A plataforma tem de ser de fácil utilização, de modo a não dissuadir o utilizador e deve dar informação segura e atualizada.
Quanto à terceira medida, há perfis cujo único objetivo é lançar e transmitir fake news, semeando o medo, a discórdia, a preocupação, a violência entre outros. A punição nem sempre é fácil, pois são utilizados dados falsos para a criação dos perfis e facilmente se criam novos perfis. Para ajudar a minimizar esta problemática, perfis dúbios poderão ser sinalizados por uma entidade competente que possa colocar um símbolo de alerta nesses perfis. Não sendo uma opção 100% fiável, permitirá reduzir a quantidade de fake news em circulação.


Medidas Propostas
  1. Criação de projetos comunitários, adequados à faixa etária dos destinatários, que promovam a sensibilização no âmbito do impacto das fake news.
  2. Criação de uma plataforma digital de fact cheking, totalmente imparcial, que permita a análise da veracidade da informação.
  3. Sinalização, mediante um símbolo, de perfis que compartilhem informação falsa com regularidade.