PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Tecnológica e Profissional de Sicó (Deleg.)


Exposição de motivos
1 - Uma vez que cada vez mais cedo as crianças são expostas às TIC e aos seus perigos, a escola tem o dever e a obrigação de preparar os alunos para as realidades tecnológicas que encontrarão no futuro; 2 - Tendo em conta que a escola já possui ferramentas para a formação dos alunos na área da cidadania e das TIC, é emergente a revisão dos seus planos curriculares para a inclusão de temas contemporâneos, especialmente o tema da desinformação e o perigo das fake news; 3- Uma vez que já existem mecanismos legais para o bloqueio de sites e punição dos seus criadores, acreditamos que os mesmos devem ser estendidos para os sites de partilha de notícias falsas, desinformação, pseudociência, entre outros.


Medidas Propostas
  1. Implementação a partir do 1º ano de escolaridade de atividades formativas focadas na sensibilização para a correta utilização das TIC.
  2. Revisão do plano curricular das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento/ TIC, para a inclusão do tema “Desinformação e o perigo das Fake News” nas, a partir do 5º ano de escolaridade.
  3. Criação de mecanismos legais para o bloqueio de sites dedicados à partilha de notícias falsas, bem como a punição dos seus criadores.