PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Oliveira do Hospital


Exposição de motivos
É importante formar os jovens politicamente, uma vez que assistimos gradualmente a um aumento da abstenção. Do mesmo modo, é importante instruí-los para que tenham capacidade para distinguir informações não credíveis que possam prejudicar a sua capacidade de tomarem decisões informadas.
Numa disciplina semestral, que englobaria debates, workshops e atividades interativas com o grande objetivo de se apresentarem propostas e recomendações sobre o que poderá ser feito no meio escolar, quando a política estiver a ser destorcida, em resultado das “Fake News”, viria a ser criado um concurso que contribuiria para alterar a forma como a desinformação prejudica a formação do pensamento crítico.
No decorrer das aulas e da preparação para o concurso seriam abordados temas como, por exemplo, a importância do voto e o funcionamento dos órgãos políticos.
A educação tem demonstrado ser, ao longo dos anos, uma das chaves mais importantes para o alcance de mudanças notórias numa sociedade.
Como estamos cientes de que diferentes faixas etárias requerem, na grande maioria das vezes, diferentes meios de ensino, optámos por incentivar a criação de postais, cartas e fotografias que seriam oferecidas ou partilhadas através de jornais e revistas, para elucidar a faixa etária mais elevada. No que toca ao público mais jovem, propomos a publicidade de programas televisivos juntamente com a de plataformas online, e ainda uma educação mais ativa na disciplina escolar de Cidadania, nas quais diversos temas políticos seriam abordados, como, por exemplo, o espectro político e o funcionamento das eleições.
Ao concretizarmos tudo isto estaremos a contribuir para que cada um, independentemente da sua idade, não se limite a aceitar cegamente tudo aquilo que os media divulgam, proporcionando, assim, a criação de opiniões autónomas e antidogmáticas.
Pretendemos educar politicamente as mais diferentes faixas etárias. Sabemos que nem todos os habitantes do nosso país têm acesso à Internet e, com isso em mente, propomos a criação de um programa televisivo que passaria no canal ARTV, onde temas como a importância do voto, as distintas ideologias políticas e o populismo seriam explicados de forma clara e objetiva, para informar corretamente a população.
Por outro lado, também propomos a criação de um website que disponibilizaria todas as informações que fossem transmitidas televisivamente, através de vídeos, imagens explicativas ou documentários. Assim, conseguiríamos fazer com que toda a população tivesse acesso a informação fidedigna, contribuindo para a informação e educação política.
Uma população bem informada é uma população que luta por uma situação melhor para o seu país e, desta forma, prevemos que a corrida às urnas seria maior, combatendo-se o problema da abstenção.


Medidas Propostas
  1. Criação de um concurso didático incorporado no currículo escolar, no âmbito de uma disciplina de instrução política.
  2. Promoção da educação das diversas faixas etárias acerca da política, através da tecnologia e de meios não virtuais.
  3. Criação de um programa televisivo e website de informação política.