PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, Figueira da Foz


Exposição de motivos
Medida1: Os alunos consideram que Duvidar é algo prudente e aconselhável de ser feito a qualquer facto que lhes é apresentado. Consideram ser constantemente bombardeados com informação que muitas vezes, aceitam na integra sem verificar a veracidade dessa informação. Nesse sentido é recomendação da escola que esta prudência seja incentivada na escola em, particular em clubes escolares.

Medida 2: os alunos apresentam como recomendação da escola a criação de uma agência nacional de controlo de notícias falsas. Defendem que o controlo da desinformação é uma atividade que enfrenta bastantes limitações hoje em dia, devido à enorme quantidade de factos divulgados sejam eles verdadeiros ou falsos.

Medida 3: Os alunos apesar de considerarem não ser possível controlar as temáticas de conversa das famílias, recomendam o incentivo à discussão, em família, dos factos que vão surgindo, refletindo acerca dos mesmos e da sua veracidade.


Medidas Propostas
  1. Introduzir nas escola e nos clubes escolares, atividades cujo objetivo seja munir os jovens de competências para questionarem as informações que lhes são fornecidas.
  2. Investir em equipas que identifiquem fake news e promovam o combate à desinformação, equipas essas a que se possa aceder de forma simples e rápida por todos.
  3. Ler e discutir em família diferentes notícias, para que os mais jovens, e não só, percebam que a verdade de uns pode não o ser para outros, ou seja: " A verdade não é absoluta".