PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Fernando Namora, Condeixa-a-Nova


Exposição de motivos
1. A democracia é um sistema com informação aberta, sem filtros na comunicação, podendo claramente ser abalada pela desinformação.
Os jovens, como futuro e garantia da democracia, devem cada vez mais ser portadores de uma vasta cultura que lhes permitirá perceber a qualidade da informação a fim de a poder validar.

2.O polígrafo e outros instrumentos permitem avaliar a veracidade das afirmações e revelam que pessoas com responsabilidade na sustentabilidade da democracia nem sempre são verdadeiros na informação.

3.Muitas vezes, são passadas (des)informações por parte de jornalistas e outros órgãos sociais, responsáveis pela divulgação de informação, devido à falta de tempo que estes têm para conseguir registar as informações.
Deste modo, ao contatar mais trabalhadores para esta área, a probabilidade de serem publicadas notícias menos corretas é menor.


Medidas Propostas
  1. Sensibilizar a população (com foco nas faixas etárias mais novas) através de ações de reflexão regulares sobre a perigosidade da desinformação inclusive com a adoção de uma nova disciplina curricular, ou um novo domínio em Cidadania e Desenvolvimento, para que estes aprendam a serem cidadãos mais responsáveis a nível democrático.
  2. Responsabilizar os dirigentes políticos, os meios de comunicação, e demais instituições com enorme protagonismo na vivência democrática para veicularem a informação sempre segura e esclarecida sob forma de penalização pela desinformação.
  3. A democracia é um sistema com informação aberta, sem filtros na comunicação, podendo claramente ser abalada pela desinformação.
    Os jovens, como futuro e garantia da democracia, devem cada vez mais ser portadores de uma vasta cultura que lhes permitirá perceber a qualidade da informação a fim de a poder validar.