PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Secundária de Arganil
Exposição de motivos
11. Tendo em conta a conjuntura atual e diversos relatos, oriundos de vários agrupamentos de escolas deste país, em que são reportados usos indevidos ou infrutíferos das aulas de Cidadania e Desenvolvimento, propomos que uma modalidade que demonstrou funcionar nalguns casos seja universalizada a todas as escolas de Portugal: a obrigatoriedade de esta disciplina ser lecionada por um professor de História. Isso permite cumprir integralmente o programa estipulado pelo Ministério da Educação e acabar com os usos das horas desta disciplina para a resolução de assuntos relativos às direções de turma, a fim de despertar nos jovens um espírito mais crítico em relação ao funcionamento da sociedade que os rodeia.2. Reconhecendo o papel preponderante do jornalismo de Verificação de Factos (Fact Checking) no que toca à divulgação da verdade em casos políticos, combatendo oportunismos e desmascarando populistas, sempre de forma totalmente descentralizada e independente, recomendamos que o Estado aja no sentido de promover a sustentabilidade financeira das entidades que levam a cabo este tipo de jornalismo. Propomos também, pelos mesmos motivos e pela grande capacidade de expor, de forma descentralizada e independente, lóbis e casos de corrupção e nepotismo que minam a política, a concessão de um apoio nos mesmos moldes aos jornalistas que produzem conteúdo relacionado com o jornalismo de investigação, com o objetivo de aumentar a quantidade de reportagens deste género referenciadas em primeira página e a quantidade de reportagens que passam em horário nobre na televisão.
3. Tendo em conta os potenciais riscos e condicionantes da manutenção do caráter transparente da atividade jornalística, com a atribuição de subsídios por parte do Estado, propomos que sejam inscritas na lei um conjunto de restrições à atribuição de dinheiro público a entidades jornalísticas, entre elas um limite ao montante que pode ser atribuído por entidade e a obrigatoriedade da proporcionalidade entre a importância concedida pelo Estado e a relevância do meio jornalístico beneficiário, calculada através de fatores como o número de exemplares vendidos ou da audiência.
Medidas Propostas
- 1- Obrigatoriedade do domínio "Instituições e participação democrática", da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, ser lecionado por um professor de História
- Apoio financeiro do Estado às instituições que se dedicam ao jornalismo de verificação de factos ("fact checking")
- Definição de critérios, absolutamente transparentes, para que a atribuição de subsídios estatais às instituições que se dedicam ao jornalismo de verificação de factos, seja proporcional e sujeita a limites legais