PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Colégio de S. Teotónio
Exposição de motivos
Ainda que o problema das “Fake News” seja conhecido há algum tempo, ainda pouco ou nada se tem feito para o resolver. As primeiras ideias que vêm à nossa cabeça são o controlo da informação que é lançada, ou a imposição de regras às empresas que gerem as redes sociais. No entanto, tais medidas levariam à perda da liberdade de expressão, à discussão da censura, e à possibilidade das empresas que gerem as redes sociais deixarem de atuar em Portugal. A desinformação restringe o conhecimento das pessoas, e pode levá-las a tomar decisões contrárias aos seus pensamentos. Neste sentido, as medidas que propomos têm principalmente em vista a liberdade dos indivíduos, de forma que todos nós possamos combater as “Fake News”, sem nunca sermos alvo de qualquer tipo de censura ou controlo. Primeiramente, propomos a integração do tema das Fake News na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, enquadrada no âmbito da Educação para a Cidadania . A “formação de um indivíduo autónomo”, um dos ideais desta disciplina, a nosso ver, implica a inclusão deste tema no programa. Nunca foi tão necessário saber distinguir a informação verdadeira da falsa. O uso crescente das redes sociais e dos dispositivos eletrónicos, potenciado pela pandemia, agravou o impacto negativo da desinformação. Assim, consideramos que, a longo prazo, o resultado da nossa proposta seria a formação de alunos que estariam preparados ao se depararem com uma notícia falsa, o que provavelmente irá acontecer milhares de vezes ao longo da sua vida. Em segundo, propomos criação de um programa académico, que aproveite o conhecimento dos estudantes em jornalismo, para o combate às “Fake News”. Esta é uma medida inovadora, mas que seria bastante eficaz. Quem melhor do que estes estudantes para contrariar as Fake News? Estes estudantes têm, por um lado, o conhecimento necessário para identificar as “Fake News” e, por outro, o dever de ajudar a manter a ética jornalística, uma condição necessária para serem respeitados na profissão que querem seguir um dia. Assim, propomos a criação deste programa académico que ajude quer na formação destes estudantes, quer na luta contra a desinformação. O programa teria uma vertente de aprendizagem, e outra prática, onde se poderia provar a veracidade de certas notícias da atualidade, por exemplo. Por último, propomos a criação de um espaço informativo sobre o tema “Fake News” na rádio pública. Porquê a rádio em específico? A rádio é do ponto de vista do consumidor um dos meios de comunicação mais confiável. Não podemos também esquecer que, as rádios, têm uma vasta audiência, que se estende a qualquer hora do dia. Assim, seria importante o tema das “Fake News” ter alguma representatividade neste meio. A criação deste espaço teria como função transmitir aos ouvintes formas de identificar as “Fake News”, ou como as combater e controlar. Também poderia apresentar dados do impacto das “Fake News” na nossa sociedade, como forma de sensibilização sobre este problema.
Medidas Propostas
- 1Integração do tema das Fake News na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, enquadrada no âmbito da Educação para a Cidadania.
- Criação de um programa académico, que aproveite o conhecimento dos estudantes em jornalismo, para o combate às “Fake News”.
- Criação de um espaço informativo sobre o tema “Fake News” na rádio pública.