PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Coimbra Centro


Exposição de motivos
Medida 1: Segundo os estudiosos da atualidade, um dos problemas que a comunidade civil faceia discreta mas incessantemente é o progressivo desinteresse dos jovens pela politica, fomentado muitas vezes pela falta de divulgação concreta, concisa e direta dos MEDIA sobre a população geral. Sabemos que apenas 5,1% dos jovens portugueses entre os 15 e os 24 anos está envolvido, de alguma forma, na politica do seu país, apenas 1,7% se identifica com um partido politico, pertencendo às suas Juventudes e, com uma esmagadora verdade, 57% destes mesmos jovens não tem qualquer referencia politica. https://www.tsf.pt/portugal/politica/mais-de-metade-dos-jovens-sem-interesse-pela-politica-4570303.html
Medida 2: Nos dias que correm, assistimos a um exponencial aumento da população envelhecida e isolada que, consequentemente, acaba por se influenciar facilmente pelo único meio de comunicação constante, a televisão. A mesma, consegue, por vezes, não ser sucinta e objetiva nas informações que dá, propagando inverdades nas suas noticias. Em resultado disso, e em acréscimo com a facilidade de crença desta população em discursos políticos rasos e falsos que viralizam, propomos o fomento da cultura politica dentro das autarquias, visto que influencia positiva e diretamente esta população que já se mantém como ¼ da população residente em Portugal.
Medida 3: Sabemos que, Portugal é um país com extrema desinformação politica que se propaga devido às ditas “fake news”, mas também sabemos que não estamos na reta final da politica portuguesa quando vemos redes sociais como o “Twitter” a ser alvo de espaços abertos de discussão durante, por exemplo, os recentes debates para as Legislativas de 2022. Defendemos a transição desta minoria informada das redes sociais para os meios de comunicação mais fortes de Portugal, as emissoras principais de televisão, para que, não só se desperte um gosto pela democracia, como também se estimule a informação e a busca por informar. A Conferencia Europeia da Juventude já prevê o incentivo dos jovens à participação na politica da UE, mas nós queremos acentuar este facto na nossa presente sociedade.
“ Sabemos bem como os jovens estão sub-representados nos processos de tomada de decisão que os afetam, embora o seu envolvimento seja absolutamente indispensável para a democracia. Temos de, convosco, poder capacitar-vos, poder formar-vos e poder educar-vos, para que possam ter êxito em inscrever a vossa voz nos processos de participação e decisão política, sejam eles locais, nacionais, europeus ou globais.” Tiago Brandão Rodrigues
https://www.2021portugal.eu/pt/noticias/espaco-para-o-debate-sobre-participacao-dos-jovens-na-politica-europeia/


Medidas Propostas
  1. Criação de Projetos Escolares dinâmicos com o auxilio de psicólogos e professores com o objetivo de estimular o interesse dos jovens pela política.
  2. Criação de um gabinete nas autarquias dirigido ao tema da informação politica onde palestrantes em época eleitoral e não eleitoral forneçam referências relativas a candidatos políticos, partidos, legislação bem como atualizações relacionadas com os acontecimentos parlamentares.
  3. Programas de debates entre jovens a transmitir na televisão pública.