PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Frei Heitor Pinto, Covilhã


Exposição de motivos
Sendo as Comissões Parlamentares constituídas com uma finalidade particular e especializada de um tema específico, faz todo o sentido ser a Comissão Parlamentar que tem como sua responsabilidade a comunicação, aquela que deverá fazer uma ponte entre os representantes parlamentares e os cidadãos para que deste modo possamos em conjunto agilizar o processo (que ainda está longe de estar concluído) que é combater a desinformação.
Tal como a plataforma “Instagram” criou a par da Covid19 um algoritmo capaz de decifrar conteúdos que fossem relacionados à doença, havendo um link que remete os cibernautas para uma página com conteúdo verídico e atualizado sobre a doença sugerimos que aconteça o mesmo a fim de combater a desinformação e as notícias falsas que, hoje em dia e cada vez mais se propagam à velocidade da luz.
Como todos sabemos, os projetos turma são essenciais para fomentar o espírito crítico e dialogante dos alunos, assim ao incentivar as escolas a terem este tema como projeto turma estaremos a incutir desde tenras idades a importância da informação e da política a fim de preservar a nossa sociedade justa e democrática intacta.


Medidas Propostas
  1. Promover campanhas de sensibilização, nomeadamente palestras e debates relacionados à temática das "fake news" e combate à desinformação promovidos pela comissão parlamentar que tem de sua responsabilidade a cultura e comunicação.
  2. Criação de um algoritmo que será aplicado em redes sociais e fontes de pesquisa online, capaz de alertar para contas e endereços não verificados que publiquem notícias a fim de informar os utilizadores de que a fonte pode não ser fidedigna.
  3. Incentivar as escolas a ter como projeto turma na área da formação cívica existentes em todas as áreas de ensino temáticas relacionadas à democracia, política e cultura, de modo a expandir a informação das crianças e jovens nestas áreas.