PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa, Aldeia do Souto, Covilhã


Exposição de motivos
A disseminação da desinformação e da informação incorreta é um problema global que, não sendo novo, ganhou uma nova dimensão com o desenvolvimento das novas tecnologias e com as redes sociais e que precisa ser travado porque afeta todas as esferas da sociedade, podendo pôr em causa princípios e valores fundamentais e universais. Combater a desinformação é uma obrigação de todos, pelo que é necessário recentrar as preocupações com a informação no ser humano, desenvolvendo intervenções educativas voltadas para a educação mediática e para uma cultura de questionamento crítico.


Medidas Propostas
  1. Investir, em todos os níveis de ensino, em programas de literacia da informação e de literacia mediática, de modo a desenvolver nas crianças e jovens competências que permitam avaliar de forma crítica a credibilidade e a pertinência das fontes de informação.
  2. Criação de um centro de avaliação, formado por pessoas certificadas, que ateste a veracidade das notícias, anúncios, artigos ou produtos que as empresas propusessem para avaliação, através da atribuição de um “selo de veracidade”. garantindo aos consumidores da informação, a credibilidade das mesmas.
  3. Criação de campanhas de sensibilização/alerta da opinião pública para as Fake News.