PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Amato Lusitano, Castelo Branco


Exposição de motivos
As notícias ou informações falsas, consciente ou inconscientemente publicadas nas redes sociais, são um problema crescente pelas repercussões sociais, psicológicas, culturais, económicas e políticas que podem assumir. A título de exemplo, é seguro afirmar-se que a disseminação de informações e notícias falsas e enganadoras acerca das vacinas para o Covid 19 podem ter comprometido as estratégias de vacinação de vários países da Europa e da América, face à resistência revelada por uma parcela significativa da população a ser inoculada. Em consequência, o limiar de proteção de grupo está longe de ser atingido e, sobretudo, o número de infeções e óbitos é muito maior do que seria se esta oposição às vacinas fosse menor ou não se revelasse. Perante este fenómeno, Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou instituições e autoridades sobre o que chamou de “infodemia”.
A superação deste problema é um desafio que apenas pode ser superado com mais informação, educação e a promoção de uma cidadania saudável.


Medidas Propostas
  1. Integrar no currículo da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação um módulo curricular relativo à Ética Digital.
  2. Dar a conhecer, na disciplinas Cidadania e Desenvolvimento (2º e 3º Ciclo – Domínio de “Direitos Humanos”) e Filosofia (Ensino Secundário – Aquando do Estudo da “Moral e Ética”) a Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital que foi publicada em Diário da República através da Lei n.º 27/2021, de 17 de maio. Este documento, que prevê os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos no ciberespaço, enuncia vários direitos que importa sublinhar.
  3. Estimular, através de uma eficaz campanha promovida pelo Estado, a saudável utilização do ciberespaço, evidenciando vários direitos como o direito: “ao esquecimento“; à proteção contra a geolocalização abusiva; ao desenvolvimento de competências digitais ou ainda o direito de reunião, manifestação, associação e participação em ambiente digital.