PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Sertã


Exposição de motivos
A desinformação está presente no nosso dia a dia de em diferentes formatos. Tem uma versão humorística e de sátira, mas também tem uma versão deliberada que poderá colocar em causa a nossa democracia. A criação de notícias falsas e/ou falsificadas, globalmente designadas por fake news, que podem indicar a vontade intencional de distribuir informação falsa contribuem para a perda de confiança nas instituições e nos processos políticos estabelecidos. De acordo com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) as notícias falsas, disseminadas nas redes sociais, espalham – se 70% mais rápido que as verdadeiras e alcançam muito mais gente. Assim, as redes sociais e as suas ferramentas de personalização tornaram mais fácil a propagação de notícias falsas. Servem-se, muitas vezes, das emoções para captar a atenção e gerar cliques, por razões económicas ou ideológicas. Mesmo os jovens e as pessoas esclarecidas no domínio digital têm dificuldade em identificar notícias manipuladas.


Medidas Propostas
  1. Criação de um gabinete de fact-checking no grupo RTP, transversal aos diferentes meios de comunicação (radio, TV, Play,...), no sentido de investigar a veracidade de afirmações ou conteúdos publicados.
  2. Deslocação do tema dos Média , na organização da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, para o 1º Grupo, tornando obrigatório para todos os níveis de ensino, defendendo o tema como transversal e longitudinal na sociedade, além de apoiar as atividades extracurriculares como Clubes de Jornalismo e Jornais escolares, que incitem os alunos e demais comunidade escolar a prezarem a atividade jornalística e a sua veracidade.
  3. Desenvolvimento de algoritmos de fact-checking nas redes sociais a par da criação de plataformas que incidam na filtração de veracidade das informações e que notifiquem os seus usurários sobre este ponto.