PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, Oleiros


Exposição de motivos
A sociedade atual e o número crescente de casos de desinformação e "fake news" exige uma atuação dos governos e dos países o mais urgentemente possível e em várias frentes, nomeadamente a nível internacional e a nível nacional.


Medidas Propostas
  1. Adoção e/ou reforço, a nível internacional, de medidas de supervisão e combate à desinformação e "fake news", o que implica uma interação/colaboração entre os vários países/governos e a definição de regras/normas de atuação comuns/iguais.
  2. A nível nacional, promover/elevar a literacia mediática dos cidadãos portugueses, promovendo campanhas de sensibilização para esta problemática e dos perigos da desinformação para o sistema democrático e criando programas de melhoria da literacia mediática , nomeadamente utilizando os próprios dos meios de comunicação social e as próprias redes socias.
  3. O ministério da educação poderia promover programas, campanhas, concursos, nas escolas, sobre a problemática da desinformação e das "fake news" , podendo ser realizadas não só na disciplina de cidadania, mas também a nível interdisciplinar, como forma de promoção da literacia mediática e desenvolvimento do espírito crítico dos alunos.