PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária D. Afonso III, Vinhais


Exposição de motivos
Como todos sabemos, a Democracia foi algo que se foi conquistando ao longo da História com muito esforço. Se pesquisarmos na Internet, a sua definição é a seguinte: “ Regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente”. A Democracia é, portanto, baseada na igualdade, entre outros valores. Uma dessas igualdades é a igualdade na informação. Todos os cidadãos têm o direito de estar igualmente informados.
Atualmente é muito fácil aceder a notícias. Basta ligar a televisão ou a rádio, comprar um jornal ou, simplesmente, ligar o telemóvel. Toda esta facilidade tem consequências, tais como as notícias falsas. Quantos de nós não somos bombardeados, todos os dias, com fake news? Como é possível saber que o são? Quais os meios fidedignos que nos poderão informar corretamente?
O projeto “Parlamento dos Jovens” é uma oportunidade para darmos a nossa opinião e fazermos a diferença. O nosso objetivo visa responder a todas as perguntas e criar soluções para que esta epidemia de desinformação acabe. É do direito de todos saber quem nos governa e como o faz. É igualmente importante sabermos o que é verídico ou não para adotarmos uma posição e criarmos uma opinião. Esperamos atingir os nossos objetivos e fazer a diferença.


Medidas Propostas
  1. Criação de um site oficial de exposição de fake news em conjunto com uma linha telefónica de denúncia anónima de notícias falsas.
  2. Aumento da pena de prisão e coima por lei para todos os indivíduos que criem e divulguem notícias falsas com fins lucrativos ou enganadores.
  3. Aumento da verba direcionada para a ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação) e maior especialização dos trabalhadores, para melhor lidarem com os desafios apresentados.