PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Miguel Torga, Bragança


Exposição de motivos
Ao longo da história da humanidade sempre se observou a divulgação de informações falsas tidas como verdadeiras, fake news, como se tornou usual na imprensa atual, divulgada principalmente nas redes sociais. O fenómeno ganha efetivamente força após a popularização da Internet.
As notícias falsas rapidamente se espalham por todo o mundo e toda a sociedade pode ser vítima desta realidade. Para que a falsa notícia não gere a intolerância contra minorias, não fomente discurso de ódio contra povos e culturas ou ponha em perigo regimes democráticos, os deputados do Agrupamento de Escolas Miguel Torga vem propor as seguintes medidas:


Medidas Propostas
  1. Intensificar a prática, nas escolas, de verificação dos factos com enfoque na análise de documentos para que a onda de notícias falsas possa diminuir e sobressair a “prova dos factos” – notícia verdadeira.
  2. Promover a necessária educação da sociedade dotando-a de capacidade de decisão, através da criação de mecanismos que permitam verificar a veracidade da notícia, por exemplo a utilização da Blockchain que permite criar plataformas fiáveis inibindo a propagação de notícias falsas.
  3. Determinar o grau de veracidade da informação, verificando o tipo de fonte, o conteúdo, a data, o autor, cruzar fontes de natureza diversa, com o objetivo de filtrar as mensagens que são recebidas e desta forma sinalizar as fake news.