PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional Amar Terra Verde


Exposição de motivos
A implementação de sessões de esclarecimento obrigatórias, em todos os níveis de ensino a partir do 3 ciclo, para ajudar os mais jovens a identificar notícias falsas pretende criar mecanismos de literacia digital capazes de permitir aos jovens analisar a informação disponível na internet e não acreditarem em tudo o que lá se encontra. Urge esta necessidade de identificação do que são fake news desmistificando a ideia de que tudo o que está na internet é verdadeiro. Esta falta de capacidade de análise de informação reflete-se na falta de capacidade critica e na falta de formação de opinião própria de forma critica e construtiva. Com este tipo de metodologia pretende-se incentivar os alunos a procurar informações credíveis, apurar informações verdadeiras e capazes de formular opiniões fundamentadas e válidas na sociedade.
Os jovens estão cada vez mais alienados da vida política e dos valores democráticos, fruto da falta de credibilidade que os sistemas políticos têm vindo a criar na própria sociedade. Associada a esta situação impõe-se a falta de informação facilmente acessível de forma credível através dos meios de comunicação digitais. Muitos jovens não conhecem os valores democráticos e creem em tudo o que lhes aparece digitalmente não questionando e adotando tais informações como verdades absolutas. Neste sentido, se as juntas de freguesia assumirem um papel dinamizador de esclarecimento de informação sobre os valores e ideologias que norteiam a democracia, independentemente de cores políticas, estes vão ter a capacidade de percepionar que muitas da informações que constam na internet no formato de fake news, não correspondem à verdade, podendo emitir uma opinião critica formada e assertiva.
A informação digital, quer verdadeira quer falsa, circula com muita facilidade. Qualquer pessoa pode fazer publicações de informação na internet e muitas vezes não tem qualquer preocupação em verificar a veracidade da informação publicada e/ ou partilhada. Assim, se existisse alguma aplicação capaz de validar a informação antes da mesma ser publicada e/ ou partilhada poderia ajudar a que “o lixo digital” muitas vezes não circulasse com tanta facilidade. Especialmente para os mais novos esta deveria ser obrigatória limitando a acessibilidade a todo o tipo de informações que existem na internet.


Medidas Propostas
  1. Criar sessões de esclarecimento, obrigatórias a partir do 3 ciclo, para ajudar os mais jovens a identificar as fake news
  2. Incentivar os jovens à participação na vida política compreendendo valores e ideologias do sistema democrático, através de ações em grupos de jovens dinamizadas pelas juntas de freguesia criando maior proximidade com o sistema de democracia
  3. Desenvolver mecanismos numa aplicação capazes de identificar as fake news