PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio do Ave


Exposição de motivos
Combater a desinformação começa pela educação, regulamentação e fiscalização.


Medidas Propostas
  1. Como a base da educação se constrói nas escolas, pretendemos investir nas mesmas, de modo a garantir que as gerações futuras estarão cada vez mais envolvidas e educadas no que diz respeito a esta temática tão presente. A nossa aposta assenta, então, em criar uma disciplina que eduque os jovens de forma que estes sejam capazes de agir e reagir nas diversas circunstâncias, adotem uma atitude crítica relativamente a assuntos sociopolíticos e formem uma opinião pessoal dentro da variedade de inform
  2. A medida visa colmatar a falta de regulamentação dura nesta matéria. Cada rede social gere a respetiva plataforma de acordo com osparâmetros pouco limitativos estabelecidos pela lei, o que não se verifica, por exemplo na comunicação social. Assim, elaboramos uma proposta de lei associada ao uso de uma tecnologia revolucionária almejando, por um lado, a diminuição da proliferação deste tipo de conteúdos e, por outro, a mitigação dos danos por estes causados.
  3. Tendo por base o tema “Fake News”, o nosso grupo, Lista I, propõe a ideia de desenvolver uma aplicação que permita filtrar as notícias de acordo com a sua veracidade, isto é, considerando-as como verdadeiras ou falsas tendo em conta a fonte e o eventual título. Estas informações seriam administradas por uma equipa técnica e eventualmente pelos utilizadores da aplicação, considerados adequados a desempenhar essa função.