PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional de Esposende


Exposição de motivos
Atualmente, deparámo-nos com um grave problema, nomeadamente as Fake News que se encontram espalhadas pela internet e de fácil acesso a todos.
Por vezes a falta de informação e a imprudência humana (consciente ou não), geram desinformação, em que toda a gente tem acesso a ela ou pode criá-la.
O problema desta desinformação, pode levar as pessoas a comportamentos e atos inexoráveis, que podem afetar de forma negativa e também causar danos à nossa democracia, nomeadamente a manipulação e bajulação dos cidadãos.
Um exemplo mais recente, referente à desinformação é o SARS-COV2, onde existiu muita informação falsa relativa a esse assunto, o que levou a muitas pessoas não acreditarem na ciência, levando a grandes manifestações, por vezes violentas.
Para combater estas falsas informações, propomos duas medidas nas quais considerámos muito importante apostar, devido ao facto de ser na escola que devemos aprender onde pesquisar a informação. As pessoas de todas as idades, usam mais as redes sociais e vêm as notícias, acabam por acreditar, sem primeiro pesquisarem por notícias mais fidedignas. É um problema que afeta a todos, por isso deve haver palestras e campanhas de sensibilização, para informar as crianças e consciencializá-las que é algo muito recorrente. É muito importante as campanhas na comunicação social também, para uma maior abrangência de pessoas informadas para uma sociedade mais informada.


Medidas Propostas
  1. Campanhas de sensibilização nas escolas do ensino básico, secundário e na comunicação social.
  2. Disciplina de Educação para a Cidadania em todas as fases de ensino.
  3. _