PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Carlos Amarante, Braga


Exposição de motivos
Exposição de motivos:

Considerando que as fake news são um problema que nos afeta a todos, enquanto jovens queremos sensibilizar a sociedade para esta temática. Assim, é urgente refletir sobre os seus impactos, diretos e indiretos e desenvolver estratégias para prevenir a sua disseminação.
Para concretizar cada uma das medidas propostas sugerimos as seguintes estratégias:
1- Pretendemos a criação de um departamento institucional com especialistas em diferentes áreas.
Este será essencial para detetar a desinformação e as fake news que seriam divulgadas como falsas nos meios de comunicação social através de redes sociais, sites, etc...
O facto de estarem afiliados com o estado permite também um trabalho mais rápido e eficaz.
2- Este departamento apesar de semelhante ao primeiro irá dedicar-se apenas a tratar de denúncias e dos casos mais populares de possível desinformação. Os resultados das averiguações serão colocados num site institucional que permitirá aos portugueses lerem notícias comprovadamente verdadeiras.
3- A reestruturação da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento seria feita com o intuito de tornar o tema da desinformação um pilar da aprendizagem e de dar a conhecer com uma maior visibilidade o problema em si.
A sensibilização dos mais jovens irá desenvolver um maior espírito crítico, que permitirá que mais informação seja procurada em sites fidedignos, antes de uma notícia falsa ser espalhada.


Medidas Propostas
  1. Criação de um departamento de estado composto por profissionais de diversas áreas para combate às fake news.
  2. Criação de uma extensão/ou website onde um departamento de profissionais oficialize e avalie a veracidade das notícias.
  3. Reestruturação da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento de modo a incluir conteúdo relacionado com a desinformação.