PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, Vieira do Minho


Exposição de motivos
O projeto que formulamos é estratificado, o que faz com que consigamos abordar vários tópicos imprescindíveis para o combate à desinformação na política e diminuir o seu impacto. Por isto as nossas medidas passam pela prevenção às notícias enganadoras, pela punição da publicação das mesmas e por fim, para a sensibilização da população, de forma a diminuir o impacto deste tipo de notícias.


Medidas Propostas
  1. Aplicação de um código de cores, colocado junto à fonte da notícia.
    O código de cores permite identificar as fontes mais ou menos confiáveis. Propomos, por exemplo, a utilização da cor verde para a identificação das fontes mais confiáveis e da cor vermelha para as menos confiáveis, pondo um retângulo ou um círculo com a cor por baixo do logótipo da fonte da notícia.
  2. Aplicação de coimas para os responsáveis pela publicação de notícias enganadoras.

    Os responsáveis pela criação e publicação de notícias que transmitam informações falsas e que podem levar a ideias inverídicas seriam punidos com a aplicação de uma multa. Com esta medida pretendemos que aqueles que as publicam reflitam nas consequências e por isso não façam esse tipo de partilha.
  3. Criação de um portal na internet e/ou perfil nas redes sociais, onde se publicaria notícias enganadoras (devidamente identificadas como tal) e onde a comunidade poderia denunciar outras notícias falsas partilhadas.
    Esta medida serve como um identificador das notícias e da informação que não devem ser tidas como parâmetro de verdade. Desta forma as crenças falsas que resultam da partilha e leitura de notícias enganadoras seriam facilmente identificas e descredibilizadas.