PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Haute Vallee School


Exposição de motivos
A democracia tem vindo a ver o seu grande inimigo a crescer em ambiente digital. Esse inimigo é a contrainformação, a desinformação. A interferência russa no processo eleitoral americano é disso o exemplo mais mediático e esclarecedor relativamente à toxidade das “Fake News”.
Segundo uma declaração das Nações Unidas de 2017, a criminalização da partilha de fake News é incompatível com os padrões internacionais para as restrições na liberdade de expressão. Assim, os governos têm de optar por estratégias sociais e educacionais para combater a desinformação de forma a evitar que a democracia seja afetada.
Com base nestas premissas, consideramos que as seguintes recomendações deveriam ser levadas a cabo pelo governo português (e pelos governos em geral):


Medidas Propostas
  1. O Governo deve investir em bootcamps para educadores de forma a que estes possam adquirir as ferramentas essenciais para puderem de forma mais efetiva transmitir a literacia dos media na sala de aula.
  2. Investir numa Plataforma e-learning onde os alunos possam aprender as estratégias que estão por trás de uma campanha de desinformação, como evitar de ser susceptível à manipulação dos media e como ser um cidadão informado.
  3. Realizar fóruns para dar aos jovens a oportunidade de ganharem capacidades e conhecimento para se envolverem mais em questões da sociedade, política e processos democráticos em plataformas digitais