PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Le Rocquier School


Exposição de motivos
Se as notícias falsas não forem logo detetadas nos primeiros segundos e eliminadas, o risco de interferências na democracia são enormes, como, por exemplo, nos processos eleitorais. A literacia digital permitirá não só identificar as fake News desde muito cedo como melhorar a capacidade dos jovens no envolvimento em processos democráticos sem estarem condicionados pela desinformação.
Assim, consideramos que o Governo deverá tomar as seguintes medidas, de forma a concretizar um efetivo combate às “Fake News”:


Medidas Propostas
  1. Adicionar ao currículo escolar, deste a escola primária, o tema da literacia digital adaptado à realidade dos nossos tempos e ao perigo da interferência nos processos democráticos.
  2. Investir mais na formação de professores e educadores em geral, em literacia digital, para que estes tenham uma preparação adequada aos desafios lançados pela desinformação atual.
  3. Em sequência da medida anterior, ou seja, depois daqueles que vão transmitir o conhecimento aos jovens estarem devidamente preparados, o Governo deve investir em mais sessões de esclarecimento e workshops, assim como na produção de materiais de aprendizagem apelativos, como folhetos e cartazes. Mas estes projetos têm de ser não só em maior quantidade, mas também de forma contínua, pois o investimento até agora feito pela Direção Geral de Educação neste campo tem sido inconsistente e não perm