PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Le Rocquier School
Exposição de motivos
Se as notícias falsas não forem logo detetadas nos primeiros segundos e eliminadas, o risco de interferências na democracia são enormes, como, por exemplo, nos processos eleitorais. A literacia digital permitirá não só identificar as fake News desde muito cedo como melhorar a capacidade dos jovens no envolvimento em processos democráticos sem estarem condicionados pela desinformação.Assim, consideramos que o Governo deverá tomar as seguintes medidas, de forma a concretizar um efetivo combate às “Fake News”:
Medidas Propostas
- Adicionar ao currículo escolar, deste a escola primária, o tema da literacia digital adaptado à realidade dos nossos tempos e ao perigo da interferência nos processos democráticos.
- Investir mais na formação de professores e educadores em geral, em literacia digital, para que estes tenham uma preparação adequada aos desafios lançados pela desinformação atual.
- Em sequência da medida anterior, ou seja, depois daqueles que vão transmitir o conhecimento aos jovens estarem devidamente preparados, o Governo deve investir em mais sessões de esclarecimento e workshops, assim como na produção de materiais de aprendizagem apelativos, como folhetos e cartazes. Mas estes projetos têm de ser não só em maior quantidade, mas também de forma contínua, pois o investimento até agora feito pela Direção Geral de Educação neste campo tem sido inconsistente e não perm