PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Complementar do Til - Apel


Exposição de motivos
A desinformação consiste num conteúdo falso, produzido propositadamente para fazer com que o público acredite que a informação vinculada é verdadeira. Esta situação agrava-se com a utilização massiva das redes sociais, por parte dos jovens e adultos pouco informados, que irão penar que grande parte das notícias dadas nessas páginas são verdadeiras.
Para combater esta desinformação e/ou Fake News elaborámos 3 medidas que visam, na sua generalidade, a utilização de meios informáticos e uma entidade supervisora para filtrar o verdadeiro do fake. Para além disso, todos nós temos o direito de saber mais sobre o acontecimentos através de peritos e conhecedores dos mesmos, e não comentadores que falam em termos gerais.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma entidade que tivesse a competência da atribuição de selos de qualidade às diferente empresas de comunicação social, recorrendo a critérios predefinidos, como por exemplo um símbolo - fake news safe. Aquando da atribuição deste selo de qualidade, o órgão de comunicação social poderia ver uma redução nos seus impostos.
  2. A existência de plataformas com algoritmos para a deteção de notícias falsas - sistema automatizado de verificação de notícia na técnica de processamento natural - presente em todas as redações.
  3. Os comentadores dos diversos temas teriam de ser especialistas / peritos nessas áreas de modo a não fazerem juízos de valor ou especularem sobre algo que não dominam.