PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luíz Peter Clode
Exposição de motivos
Com o avanço da tecnologia e o crescimento do uso das redes sociais houve um aumento de divulgação de notícias falsas. Na verdade, as pesquisas mostram que as notícias falsas costumam espalhar-se online mais rápido do que as notícias verdadeiras. Face à velocidade atual, com que qualquer informação, fidedigna ou não, é veiculada através da Internet, está cada vez mais presente a preocupação sobre a disseminação de conteúdos não validados colocando em causa o debate livre e informativo e, consequentemente, o fragilizar da estabilidade das sociedades democráticas. A desinformação é o termo usado para definir qualquer tipo de conteúdo e ou prática que contribua para o aumento de informação falsificada, não validada ou pouco clara/ transparente e/ ou para afastar os cidadãos do conhecimento factual da realidade. Por isso defendemos a - criação de uma entidade independente do poder político (tal como a justiça) que regule as informações duvidosas através de um website. Essas informações podem passar por essa entidade que tem o poder de remover, censurar, multar ou avisar que é uma fake news. As informações podem estar em redes sociais, jornais, publicidade ou discursos públicos. Criação de uma linha de denúncia #FakeNews. Criação de um programa educacional para a literacia digital com foco na distinção das informações verídicas ou mais confiáveis e ações de sensibilização em diferentes suportes (programas de televisão, redes sociais, webinares, etc). Este programa começa nos jovens ainda em idade escolar.
Medidas Propostas
- Criação de uma entidade independente do poder político (tal como a justiça) que regule as informações duvidosas através de um website. Essas informações podem passar por essa entidade que tem o poder de remover, censurar, multar ou avisar que é uma fake news. As informações podem estar em redes sociais, jornais, publicidade ou discursos públicos.
- Criação de uma linha de denúncia #FakeNews.
- Criação de um programa educacional para a literacia digital com foco na distinção das informações verídicas ou mais confiáveis e ações de sensibilização em diferentes suportes (programas de televisão, redes sociais, webinares, etc). Este programa começa nos jovens ainda em idade escolar.