PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco


Exposição de motivos
Os factos alternativos (fake news) têm vindo a condicionar as escolhas dos cidadãos um pouco por todo o mundo, daí a importância de uma iniciativa como esta do Parlamento dos Jovens.
A Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco Freitas Branco - Porto Santo propõe que se atue em três campos, para combater a proliferação de fake news:
- verificação e penalização de fontes comprovadamente falaciosas (medida 1)
As Fake news são uma reconhecida ameaça aos regimes democráticos, com influência direta nas escolhas da população, promovendo ou despromovendo candidatos porventura mais capazes para o desempenho político, ou a aplicação de medidas sanitárias como sucedeu com a Covid- 19. A criação de um organismo, isento e livre, poderia limitar a proliferação das fake news.
Assim, o CONAN seria um organismo encarregue de analisar, identificar e enviar para as instâncias judiciais todas as notícias que desrespeitem a verdade dos factos. A estes seriam aplicadas multas.

- promoção do acesso à informação - cidadãos mais informados são cidadãos menos enganados (medida 2)
O combate ao desconhecimento dos factos e à proliferação das notícias falsas também se faz através do aumento da literacia informativa. Quanto mais notícias, de diversas fontes, as pessoas consultarem, menor probabilidade de serem enganadas existe.
Assim, propomos a distribuição de jornais e revistas nas escolas, bem como a instalação de televisão com acesso a canais noticiosos, com o objetivo de promover um maior e mais rápido acesso à informação

- e, por último, premiar os agentes da comunicação que se destaquem na produção de informação fidedigna (medida 3)
Prémios de jornalismo - premiar o bom jornalismo realizado pelos profissionais de comunicação, nomeadamente ao nível da investigação e produção de reportagens, realização de entrevistas, etc poderá ser um excelente mecanismo para evitar a tentação de escrever notícias que careçam de fundamento.


Medidas Propostas
  1. Criação de um Comité Nacional de Análise de Notícias (C.O.N.A.N) - O CONAN seria um organismo encarregue de analisar, identificar e enviar para as instâncias judiciais todas as notícias que desrespeitem a verdade dos factos. A estes seriam aplicadas multas.
  2. Distribuição gratuita de informação. Quanto mais notícias, de diversas fontes, as pessoas consultarem, menor probabilidade de serem enganadas existe. Assim, propomos a distribuição de jornais e revistas nas escolas, bem como a instalação de televisão com acesso a canais noticiosos, com o objetivo de promover um maior e mais rápido acesso à informação.
  3. Prémios de jornalismo. Premiar o bom jornalismo realizado pelos profissionais de comunicação, nomeadamente ao nível da investigação e produção de reportagens, realização de entrevistas, etc poderá ser um excelente mecanismo para evitar a tentação de escrever notícias que careçam de fundamento. Por isso, seria importante reconhecer os profissionais de comunicação e os meios de comunicação social que se destacam pela sua seriedade e rigor informativo.