PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Francisco Franco


Exposição de motivos
Considerando que, as Fake News nos dias de hoje, ganham uma outra dimensão e proporção, fruto das tecnologias de informação e comunicação; considerando que, muita da informação que circula nas redes sociais, não é facilmente comprovada como sendo verdadeira; considerando que, as Fake News, podem influenciar e ter grande impacto nas democracias; considerando a importância e impacto das redes sociais na vida dos jovens; considerando que, a escola pública tem o dever e obrigação, de educar para uma cidadania consciente e responsável; considerando que, a rádio e televisão pública devem ser exemplo de isenção e combate à informação falsa, consideramos que as seguintes medidas poderão dar um contributo importante para a diminuição da desinformação, e para uma sociedade mais esclarecida e mais democrata.


Medidas Propostas
  1. Inclusão no programa de “Cidadania e Desenvolvimento” do 2.º e 3.º ciclos, e no “Projeto de Cidadania” do ensino secundário, o tema Fake News.
  2. Sempre que, numa publicação informativa não constar a fonte, as entidades gestores das plataformas digitais (redes sociais, blogues, sites, etc.), serão obrigadas a colocar o aviso: “informação não comprovada”.
  3. Criação na televisão e rádio pública, de um espaço dedicado à problemática das Fake News , e à forma de as combater.