PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Jaime Moniz


Exposição de motivos
Com a democratização da internet, os meios de comunicação e as redes sociais passaram a fazer parte integrante da vida de grande parte da população. Dessa forma, as fake news encontraram um terreno fértil para se disseminar, sendo, neste momento, um dos maiores problemas do mundo globalizado em que vivemos. A facilidade de acesso à informação, associada ao ritmo acelerado do dia-a-dia, torna a verificação das fontes e da veracidade dessa mesma informação um aspeto secundário e, muitas vezes, difícil.
As fake news são um sintoma, bem como uma consequência de um sistema educativo cheio de falhas. A falta de interesse e conhecimento sobre política, economia e funcionamento da sociedade pode fazer com que milhares de cidadãos acreditem em notícias falsas.
Consequentemente, teme-se o surgimento de uma sociedade sem pensamento crítico, propensa a acreditar cegamente em figuras de autoridade, especialmente as religiosas e políticas. Afinal, uma população que não é estimulada a questionar torna-se incapaz de analisar a construção de uma notícia falsa. Uma população que acredita no que não corresponde à verdade acaba por fazer escolhas de acordo com o que recebe, ainda que este conteúdo esteja manipulado.
As notícias falsas podem constituir um perigo não só para as pessoas individualmente, mas também para as comunidades e até mesmo nações inteiras. Uma acusação falsa em relação a alguém pode dar origem a agressões físicas ou psicológicas contra essa pessoa. Veicular informação falsa pode influenciar a eleição de um candidato numa eleição presidencial, por exemplo. Dessa forma, as consequências da desinformação atingem níveis alarmantes e influenciam os mais diversos campos, sejam eles sociais, económicos, políticos, pessoais ou psicológicos.
Para que as notícias falsas não se tornem um enorme pesadelo, é importante que haja um esforço coletivo e contínuo de análise das informações. É fundamental saber filtrar as mensagens recebidas, analisar a origem e as fontes, o conteúdo, se há links extra para apoiar as informações que são dadas, bem como quem as escreveu. É, acima de tudo, importante educar, principalmente os jovens, para a importância de ser capaz de identificar conteúdos duvidosos, uma vez que, muitas vezes, é extremamente difícil identificar os responsáveis pelas notícias falsas.


Medidas Propostas
  1. Criação, no 1º ciclo do ensino básico, de uma área curricular sobre literacia tecnológica.
  2. Criação de uma extensão / aplicação que permita verificar de imediato a veracidade da informação.
  3. Criação de leis com vista à punição judicial de autores e disseminadores de fake news.