PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa


Exposição de motivos
A desinformação, surge na maior parte das vezes a partir da manipulação do discurso e das imagens, e exacerbado, muitas vezes até exagerado pelas tecnologias da informação e comunicação, nomeadamente as redes sociais. Neste sentido, os riscos decorrem de uma nova ordem digital que parece colocar um fim à era da verdade e da informação credível.
Vivemos no tempo da “pós verdade”, ou seja, agora os factos objetivos são considerados menos influentes que o apelo às emoções e às crenças pessoais A verdade passa a ser entendida como um obstáculo à eficácia tecnocrática. A e sociais.
A informação pura, deixa de ser informativa e perdemos a noção da diferença entre o verdadeiro e o falso. As notícias falsas são informações que podem ser mais eficazes que os verdadeiros factos. Daí que agora passa a contar o curto prazo: a eficácia substitui a verdade.
Neste sentido, há que tomar consciência de que modo desinformação constitui um sério perigo à cultura democrática, bem como perceber a importância de cultivar o espírito crítico e a participação cívica de maneira a garantir a liberdade e a democracia de cada um.


Medidas Propostas
  1. Penalizar os responsáveis pelas falsas informações
  2. Incentivar os media, através da participação de consultores externos na elaboração de fontes de informação segura
  3. Sensibilizar através dos programas curriculares das escolas técnicas de pesquisa seguras para que os jovens consigam perceber a falsa informação que lhes poderá ser passada.