PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional de Moura


Exposição de motivos
O que é? – A desinformação é o termo usado para definir qualquer tipo de conteúdo e ou prática que contribua para o aumento de informação falsificada, não validada ou pouco clara/transparente e/ou para afastar os cidadãos do conhecimento factual da realidade. Este fenómeno assume diferentes formatos, nomeadamente:
-Noticias falsas e/ou falsificadas ou globalmente designadas por Fake News, que podem indicar a vontade independentemente dos meios de comunicação e motivações associadas á sua criação
A quem pode afetar? - Todos podem ser afetados! As notícias falsas podem causar um grande impacto com consequências graves na reputação de uma pessoa ou empresa, causando complicações não só económicos, mas também, pessoais e psicológicos.
Como se propagam? – Através das redes socias, Twitter, Facebook, Instagram, sites, etc. As mesmas, são exemplos de propagadores de ``Fake news´´. Quanto aos sites, existem dedicados á produção e manipulação de notícias falsas.
Como identificar? – Ter atenção antes de partilhar qualquer informação ou noticia;
-Não ler apenas o título, mas sim a notícia inteira;
- Confirmar a fonte e a autoria;
-Pesquisar a mesma notícia na Internet e comparar com outras fontes:
- Fazer uma pesquisa dos factos citados na notícia.


Medidas Propostas
  1. Criar uma marca universal de notícias que passam por uma unidade de``fact check´´(verificação de factos) e passarem a ter um distintivo, ou seja estudar a prática de fact-checking.
  2. Monitoramento integrado de Mídias. Atuação política, ou seja, transparência pública.
  3. Estabelecer um planeamento de reação e prevenção a "fake news". Investir em soluções que promovam a monitorização em tempo real dos mídias / redes sociais tradicionais e digitais.