PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
EB 1,2,3/S Mouzinho da Silveira
Exposição de motivos
Na atual sociedade, a internet é o principal motor de propagação de informação manipulada ou criada com intuito malicioso (fake news), devido à facilidade, rapidez e eficácia na comunicação, publicação, divulgação, partilha de notícias, entre outros, nas mesmas, principalmente nas redes sociais. O alcance destas fake news é imenso, atingindo todas as faixas etárias em Portugal, no entanto, devido a uma falta de informação, sensibilização e inocência, estas informações falaciosas acabam por não ser identificadas pelos cidadãos, fragilizando a estabilidade da sociedade democrática e comprometendo a toma de decisões bem informadas. Tanto a desinformação como as fake news são fenómenos cada vez mais visíveis à escala mundial, devido à evolução das novas tecnologias, tendo como objetivo propagar informações manipuladas ou criadas, incorretas, com o fim de beneficiar ou prejudicar, afastando os cidadãos do conhecimento factual da realidade. As fake news não são apenas simples informações falaciosas e têm muitas formas e meios de difusão, sendo a principal a internet, através das mais variadas redes sociais, atingindo consequentemente inúmeros indivíduos e instituições que admitem a veracidade das mesmas, contudo existe possibilidade de algumas poderem vir a ser identificadas fundamentalmente pela camada mais jovem. Na atual sociedade é possível a qualquer faixa etária o acesso a todo o tipo de informação de uma forma bastante eficaz e rápida, principalmente por via digital, quer por pesquisa intencionada, recorrendo a motores de pesquisa, quer de forma indesejável, como consequência das redes sociais. No entanto, essa informação obtida pode não se encontrar fidedigna.
Medidas Propostas
- Criação de uma aplicação de fiscalização e de avaliação de todo o tipo de informação, principalmente notícias, presentes em sites, redes sociais e outras aplicações noticiárias, com o fim de detetar notícias falaciosas (fake news), de modo a informar os cidadãos quando perante as mesmas.
- Elaboração de um sistema, no qual fosse possível denunciar a existência de uma informação enganadora ou notícia falsa, a uma autoridade competente para a analisar, bloqueando a mesma, caso se comprove ser fake news, para que outros utilizadores tenham o conhecimento se determinada informação/notícia se encontrar incorreta.
- Criação de um site fidedigno, regularmente fiscalizado e com um funcionamento e atualização diários, por parte de uma comissão de jornalistas e de especialistas nas diferentes áreas, confiáveis, direcionado apenas para transmitir informações viáveis acerca do governo democrata português, aos cidadãos de todas as faixas etárias, através da reunião de várias notícias e informações corretas, pertinentes e atuais, em várias secções presentes no site.