PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB1,2,3/JI/S de São Roque do Pico


Exposição de motivos
Em primeiro lugar, é necessário educar a sociedade em geral para a necessidade de distinguir, em relação aos meios de comunicação, a verdade da mentira e a propaganda da realidade. Para além disso, desde Descartes que sabemos que é extremamente importante investigar as fontes de informação, principalmente no que concerne à informação recolhida nas redes sociais, antes de partilhar as informações. Assim, pretende-se promover momentos de reflexão sobre este tema, aproveitando as aulas de Cidadania que fazem parte do currículo de todos os alunos.
Ademais, a cultura anti-intelectualista conduziu-nos a um mundo onde a pseudociência e os factos alternativos são tão válidos como os nossos manuais escolares, sendo necessário, portanto, assegurarmo-nos de que o que lemos tem credibilidade científica, tal como acontece já em algumas instituições como o “NewsGuard”.
Uma vez que existem inúmeros casos conhecidos de “Fakenews” e cujos autores são conhecidos publicamente, achamos que os mesmos deveriam ser legalmente responsabilizados e punidos por divulgar esse tipo de informação.


Medidas Propostas
  1. Educar a sociedade para melhor distinguir "facto" de "opinião" e "ficção".
  2. Avaliar a confiança de fontes de pesquisa jornalísticas e políticas.
  3. Penalizar os responsáveis pela criação e propagação de desinformação.