PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB2,3/S Cardeal Costa Nunes


Exposição de motivos
Sem informação credível não há democracia! Cada vez mais a desinformação destabiliza o processo democrático, uma vez que coloca em causa o debate livre e informativo e quebra a confiança nos políticos, nas instituições e nos sites.
Apostar na literacia mediática é fundamental, uma vez que, sem esta, a população torna-se permeável a todo o tipo de deturpações e desinformação. Ao capacitar a sociedade de literacia mediática estamos a promover uma cidadania ativa e responsável nas sociedades democráticas.
Com o acesso a tanta informação é fácil os cidadãos, principalmente os jovens, ficarem baralhados e sem saber em que acreditar. Para reduzir este impacto negativo de dúvida devemos realçar a credibilidade das instituições que assim o mereçam.
Hoje em dia, um dos meios mais seguros de obter informação continua a ser a imprensa, por isso devemos utilizar esta fonte como um incentivo para os jovens se sentirem mais motivados para o consumo regular de notícias e para uma cidadania ativa. Ao investir nos media de forma inteligente promovemos a qualidade, veracidade e rigor do conteúdo.
O setor político, empresarial e social do país é afetado pelo elevado potencial influenciador digital. Na gestão deste tema tão complexo, não existem soluções fáceis nem perfeitas! No entanto, importa persistir, criando uma melhor conexão entre o mundo digital e os seus utilizadores.


Medidas Propostas
  1. Criar uma equipa onde estejam integrados um núcleo de ex-alunos universitários das áreas de comunicação, direito, informática, entre outros, para desenvolver projetos nas escolas sobre literacia mediática e, aquando da comemoração anual deste tema por parte da UNESCO, desenvolver um projeto mais amplo e com maior impacto na comunidade.
  2. Criação de um Selo Nacional de Veracidade online, atribuído a jornais e sites portugueses que, após avaliação, sejam categorizados com elevado nível de transparência, rigor e veracidade.
  3. O estado subsidia o pagamento de assinatura de jornais ou revistas, em papel ou online para os jovens entre os 17 e os 24 anos.