PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional da Praia da Vitória


Exposição de motivos
O Projeto de Recomendação da Escola Profissional da Praia da Vitória insere-se no setor económico, social e tecnológico e tem como objetivo principal combater e transmitir como combater a desinformação, envolvendo toda a população.
Na nossa primeira medida, achamos prudente implementar no ensino o estudo deste tema no terceiro ciclo. Isto devido à maior disponibilidade de tempo em relação ao ensino secundário e profissional. Além disso é onde se vê um maior crescimento na utilização das tecnologias e das redes sociais. Posto isto, era importante que estas faixas etárias já estivessem protegidas contra as fake news.
Na nossa segunda medida, realçamos que os jovens, como parte da comunidade que está mais propensa à desinformação e, como tal, mais facilmente manipulada, é crucial a intervenção dos influencers, que irão divulgar a informação correta de maneira dinâmica, direta e apelativa, permitindo que os conteúdos estejam ao seu alcance e sejam abordados por todas as idades.
A nossa terceira medida surge em torno de uma aplicação para dispositivos móveis devido ao uso diário destes pela população, permitindo um fácil acesso e distribuição de informação correta e isenta de fake news. Outra vantagem seria a criação de postos de emprego graças à necessidade de pessoas formadas e preparadas para trabalhar na aplicação. Para evitar um alto investimento inicial, apontamos a possibilidade da realização de teletrabalho.
Podemos concluir que as nossas propostas estão interligadas de modo a promover a resolução deste problema da desinformação, não só na geração atual como nas gerações futuras, reduzindo o impacto social das fake news, diminuindo a sua criação, a sua propagação e, claro, o seu impacto na democracia.


Medidas Propostas
  1. Implementação do tema da desinformação no programa a ser desenvolvido na disciplina de cidadania, especificamente no terceiro ciclo.
  2. Contacto por parte da CNCS com influencers portugueses com o intuito de disseminar o tema da desinformação de uma forma moderna e eficaz, apelativa aos jovens, e as vias existentes para que a possam combater.
  3. Construção de uma aplicação para dispositivos móveis com a finalidade de divulgar as notícias verdadeiras, de modo a combater a desinformação, sendo esta atualizada por membros formados da CNCS.