PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional do Nordeste


Exposição de motivos
No nosso quotidiano, mais do que nunca, estamos sempre ligados “on-line” através de um computador ou telemóvel. Por variadíssimas vezes, encontramos na internet muitas notícias falsas. As fake news fazes vítimas todos os dias e que se propagam nos telemóveis e computadores em alta velocidade. É fundamental, estarmos prevenidos e sermos capazes de procurarmos ajuda e pesquisarmos fontes credíveis. Não nos devemos basear apenas pela primeira informação ou pesquisa inicial.


Medidas Propostas
  1. Aposta na sensibilização dos temas de desinformação “Fake News”, criando uma linha de apoio para profissionais, de modo a que possam verificar, de forma gratuita, a veracidade e a credibilidade das notícias e da informação que circula pelos diversos canais digitais (redes sociais, sites, blogues, plataformas, etc.). Esta mesma ação deve ser divulgada, perante as entidades e as organizações, através de vídeos e palestras.
  2. Denuncia das notícias falsas, através da criação de algoritmos próprios que comparem a informação e verifiquem a veracidade das mesmas, reportando para os mecanismos e entidades competentes.
  3. Não é aplicável.