PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


ES Vitorino Nemésio


Exposição de motivos
O combate à desinformação e a consciencialização dos perigos que esta representa para as atuais democracias têm de começar por uma das bases mais importantes da sociedade, a Educação. Se é através da política que escolhemos os nossos representantes, é essencial que os jovens, desde cedo, estejam em contacto com a mesma e que lhes seja incutido o interesse de uma participação cívica e política ativa.
Por considerarmos, igualmente, que a desinformação é um problema que afeta toda a população, a nossa segunda medida assenta na convicção de que se os cidadãos forem capazes de perceber quando estão a ser manipulados conseguiremos alcançar uma sociedade mais consciente e informada, que não se deixará dividir.
Para que esta luta se torne mais eficiente, devemos investir em projetos na área da inteligência artificial. Esta ferramenta de identificação e combate é o futuro e deve ser uma aposta quer do governo nacional, quer de todos os governos europeus e mundiais de uma forma concertada.
Em suma, acreditamos que com uma formação adequada e com objetivos governamentais precisos de combate à desinformação, conseguiremos alcançar um país com bases sólidas de progresso.


Medidas Propostas
  1. Investir e apoiar projetos na área da Inteligência Artificial, como ferramenta de identificação e combate a Fake News nas diversas plataformas online.
  2. Criação do programa "Jovens na Política" a incluir nos conteúdos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, melhorando a capacidade lógica, racional e argumentativa de todos os estudantes.
  3. Implementação da Semana Nacional da promoção da literacia mediática e do combate à desinformação.