PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional de Vouzela


Exposição de motivos
Até que ponto aquilo que vemos, ouvimos e lemos nas redes sociais, como o Facebook, o Twitter ou outras, interfere com a nossa vida, o nosso pensamento e o nosso comportamento? Até que ponto esses conteúdos, deliberadamente manipulados e falsificados, influenciam a vida de cada um de nós e a nossa tomada de decisões?
Comecemos por responder à seguinte questão: o que significa desinformação?
- Desinformação é qualquer conteúdo deliberadamente manipulado, que contribui para criar informação falsa, com o objetivo de afastar os cidadãos do conhecimento factual para obter vantagens económicas e/ou políticas. Esta desinformação é hoje conhecida em todo o mundo como "fake news". Com base nestas, os cidadãos podem optar/decidir em áreas importantes, das suas vidas ou da sociedade, com base em informações falsas, rumores ou boatos, não fundamentados, não provados cientificamente ou cujas fontes não são fidedignas, levando-os, por exemplo, a votar num candidato eleitoral, com base nessa desinformação. É por isso que podemos afirmar, com segurança, que as fake news são um perigo para a democracia.


Medidas Propostas
  1. Os navegadores da Internet devem aprender a questionar qualquer informação/notícia que encontrem nas redes sociais. Assim, as televisões (sobretudo a pública), jornais (online) e rádios devem ter programas informativos do género do "Polígrafo SIC" ou "Fact Check" e transmiti-los em horário nobre.
  2. A Escola deve incluir o tema da desinformação e das suas consequências, quer em atividades disciplinares/didáticas, quer em atividades no âmbito da componente de Cidadania e Desenvolvimento.
  3. Deve ser criada legislação europeia/nacional para regular o funcionamento das redes sociais, nomeadamente prevendo a obrigatoriedade da existência de mecanismos que impeçam, de forma automática, a partilha de notícias falsas, cujas fontes não estejam identificadas como fidedignas.