PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Secundária Emídio Navarro, Viseu
Exposição de motivos
Medida 1A utilização da publicidade institucional permite-nos chegar às diferentes camadas da sociedade e informá-las dos problemas da desinformação e os seus efeitos. Um estudo publicado pela Comissão Europeia revela que apenas 48% dos portugueses consegue identificar as notícias falsas, posicionando a população nacional abaixo da média europeia. No que toca à confiança que os portugueses têm nos meios de comunicação, apenas 41% dos inquiridos afirma acreditar na informação veiculada pela internet. Estes dados põem em evidência o problema da desconfiança em relação ao que é transmitido nas redes sociais, tanto mais que é do conhecimento geral que nos media, qualquer um pode adulterar factos e notícias, incitando à desinformação no nosso país, o que contribui para que cada vez menos pessoas acreditem e confiem na eficácia da democracia, tão importante para a segurança e bom funcionamento das instituições.
Medida 2
Medida 2
Um indivíduo ou um povo sem informação fica sem capacidade de formar uma opinião fundamentada e, por isso, verificamos que muitas pessoas, nomeadamente jovens, demonstram pouco interesse pela política e pela democracia. Constatamos que, em épocas eleitorais, os jovens apenas se guiam pelo partido mais falado e/ou popular nos media comunicação social. A realização de ações de formação nas escolas, articulada com a formação de um Clube de Política na Escola e a introdução de uma vertente de abordagem política na componente curricular de Cidadania, em todos os ciclos de ensino, poderia constituir uma forma de os jovens ficarem bem informados e puderem participar na vida política sustentando as suas próprias convicções.
Medida 3
O contacto com a sociedade e a sua sensibilização e formação permite fornecer-lhes as ferramentas necessárias para se protegerem dos perigos da desinformação e como esta influência a nossa vida. Estas formações darão um contributo importante para evitar potenciais crimes, sejam eles de violência, burlas, entre outros.
Medidas Propostas
- Publicidade Institucional. Apoiar a publicidade institucional através dos meios de comunicação social. Criação de um programa semanal (televisão, rádio, redes sociais) de carácter educativo, que transmita informação fidedigna acerca da democracia e política portuguesa. Estas ações seriam geridas pelo sindicato dos jornalistas ou outra entidade competente para gerar interesse na população.
- Formação sobre política nas escolas. Investir na formação dos estudantes, através de 3 métodos: Realização de ações de formação sobre noções de assuntos importantes da democracia portuguesa; Criação de clube de Política. Introdução de uma vertente de abordagem política da disciplina de Cidadania em todos os ciclos de ensino.
- Investir na formação da sociedade, através de 2 métodos: Criação de grupos de voluntários que distribuíssem panfletos claros e objetivos em visitas a lares de idosos e membros da comunidade mais idosa. Criação de ações de formação para esclarecer dúvidas e suscitar o interesse da sociedade na política tanto presencialmente como online.