PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Emídio Navarro, Viseu


Exposição de motivos
Medida 1
A utilização da publicidade institucional permite-nos chegar às diferentes camadas da sociedade e informá-las dos problemas da desinformação e os seus efeitos. Um estudo publicado pela Comissão Europeia revela que apenas 48% dos portugueses consegue identificar as notícias falsas, posicionando a população nacional abaixo da média europeia. No que toca à confiança que os portugueses têm nos meios de comunicação, apenas 41% dos inquiridos afirma acreditar na informação veiculada pela internet. Estes dados põem em evidência o problema da desconfiança em relação ao que é transmitido nas redes sociais, tanto mais que é do conhecimento geral que nos media, qualquer um pode adulterar factos e notícias, incitando à desinformação no nosso país, o que contribui para que cada vez menos pessoas acreditem e confiem na eficácia da democracia, tão importante para a segurança e bom funcionamento das instituições.

Medida 2
Medida 2
Um indivíduo ou um povo sem informação fica sem capacidade de formar uma opinião fundamentada e, por isso, verificamos que muitas pessoas, nomeadamente jovens, demonstram pouco interesse pela política e pela democracia. Constatamos que, em épocas eleitorais, os jovens apenas se guiam pelo partido mais falado e/ou popular nos media comunicação social. A realização de ações de formação nas escolas, articulada com a formação de um Clube de Política na Escola e a introdução de uma vertente de abordagem política na componente curricular de Cidadania, em todos os ciclos de ensino, poderia constituir uma forma de os jovens ficarem bem informados e puderem participar na vida política sustentando as suas próprias convicções.

Medida 3
O contacto com a sociedade e a sua sensibilização e formação permite fornecer-lhes as ferramentas necessárias para se protegerem dos perigos da desinformação e como esta influência a nossa vida. Estas formações darão um contributo importante para evitar potenciais crimes, sejam eles de violência, burlas, entre outros.


Medidas Propostas
  1. Publicidade Institucional. Apoiar a publicidade institucional através dos meios de comunicação social. Criação de um programa semanal (televisão, rádio, redes sociais) de carácter educativo, que transmita informação fidedigna acerca da democracia e política portuguesa. Estas ações seriam geridas pelo sindicato dos jornalistas ou outra entidade competente para gerar interesse na população.
  2. Formação sobre política nas escolas. Investir na formação dos estudantes, através de 3 métodos: Realização de ações de formação sobre noções de assuntos importantes da democracia portuguesa; Criação de clube de Política. Introdução de uma vertente de abordagem política da disciplina de Cidadania em todos os ciclos de ensino.
  3. Investir na formação da sociedade, através de 2 métodos: Criação de grupos de voluntários que distribuíssem panfletos claros e objetivos em visitas a lares de idosos e membros da comunidade mais idosa. Criação de ações de formação para esclarecer dúvidas e suscitar o interesse da sociedade na política tanto presencialmente como online.