PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Vila Nova de Paiva


Exposição de motivos
A existência de uma era de rápida velocidade de produção e circulação da informação traz consigo a divulgação de notícias falsas (fake news), que ganhou uma proporção enorme com a popularização de sites e redes sociais. A dissociação entre o facto e a versão inventada acontece muitas vezes de forma subtil, sem nos apercebermos disso. As fake news põem em causa o trabalho de jornalistas, de grandes empresas, e até da própria democracia…
O fenómeno da desinformação tem uma dimensão claramente política, na medida em que pode moldar o que tomamos por realidade pois os factos são distorcidos para atingir determinado propósito. É necessário que órgãos do Estado, bem como do setor privado envolvido, ajam no combate às fake news de forma imediata, pois não se trata de um problema simples.


Medidas Propostas
  1. Criar indicadores de fiabilidade da informação, fundados em critérios de transparência, e premiar os agentes de comunicação que melhor os respeitem com a atribuição de selos de qualidade.
  2. Promover campanhas de sensibilização e ações de formação para toda a comunidade, por forma a tornar os cidadãos capazes de identificar notícias falsas e de perceber os efeitos negativos da desinformação.
  3. Inserir a questão das fake news e da desinformação como um dos temas integrantes da área de Cidadania e Desenvolvimento, em todas as escolas.