PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Eng. Dionísio Augusto Cunha, Canas de Senhorim, Nelas


Exposição de motivos
“𝗙𝗮𝗸𝗲 𝗡𝗲𝘄𝘀 - 𝗢 𝗜𝗺𝗽𝗮𝗰𝘁𝗼 𝗱𝗮 𝗗𝗲𝘀𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮ção 𝗻𝗮 𝗗𝗲𝗺𝗼𝗰𝗿𝗮𝗰𝗶𝗮”
As fake news são um perigo para a sociedade e para a democracia. Podem causar dano físico e/ou psicológico, como também problemas mais amplos, como influenciar a vitória de um candidato presidencial.
Nos dias de hoje, as fake news tornaram-se num problema global de grandes proporções.
As notícias falsas têm vindo a ganhar força com o maior acesso à Internet e o domínio das redes sociais.
Uma notícia falsa pode criar consequências inofensivas, mas também pode levar a atitudes mais severas como agressões físicas e psicológicas contra pessoas inocentes, ameaças a questões de saúde pública, como os movimentos antivacina, aumento da intolerância contra homossexuais, o discurso de ódio contra povos ou culturas diferentes e até mesmo a manutenção de sistemas governamentais totalitários.
É importante que o debate chegue às escolas, que se ensinem os jovens como saber filtrar as mensagens recebidas, analisar, criteriosamente, o tipo de fonte, o conteúdo proposto, que leve a uma análise rigorosa de documentos para que as notícias falsas possam diminuir assim como as suas consequências.


Medidas Propostas
  1. Realização de mais ações de sensibilização nos espaços públicos sobre o impacto da desinformação na sociedade e estratégias para a combater.
  2. Plataforma/site/fórum institucional para aprofundar a discussão sobre o tema.
  3. Programa televisivo institucional, num canal público, para avaliar a veracidade das notícias.