PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira


Exposição de motivos
Fake News- Projeto de Recomendação

As fake news são notícias com informações ou dados inventados para alterar a interpretação e a opinião das pessoas sobre determinados assuntos.
A prática consiste em espalhar uma notícia com mentiras, mas veiculá-la como verdade, ou seja, visa omitir situações reais. A sua divulgação e disseminação pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, como a política, a saúde e a segurança. O avanço da tecnologia e a facilidade na partilha de informações por meio das redes sociais potencializam ainda mais as fake news.
Por terem fácil acesso e passarem muito tempo nas redes sociais, as pessoas frequentam diversas páginas que divulgam conteúdos não confiáveis, ou seja, plataformas que não seguem o processo de recolha das informações, como devem fazer os jornais. E, com apenas um clique, tudo acontece muito rápido: os utilizadores podem identificar outras pessoas e partilhar as fake news em diferentes redes sociais.
Todos os dias, tanto quem é responsável pela produção das notícias quanto quem as lê, deve combater as fake news. Os jornalistas, por exemplo, devem pesquisar os dados e as informações e consultar fontes credíveis para divulgar notícias que condizem com a realidade.
Os leitores devem ter cautela ao partilhar as informações com outras pessoas. É importante ver qual é o veículo da notícia; a fonte da informação deve ser conhecida e ter um histórico de credibilidade na produção e divulgação de notícias. Assim, depois de conferir esses fatores, é possível comentar sobre um facto e partilhar uma informação com confiança.
As fake news são criadas, muitas vezes, por pessoas interessadas em prejudicar outra pessoa ou instituição. Por isso, devemos sempre procurar ler opiniões contrárias sobre os assuntos, ler portais de notícias fiáveis e partilhar as notícias reais com conhecidos!
Assim, de forma a combater as Fake News e o seu impacto na democracia, a Escola Secundária de Moimenta da Beira propõe as seguintes medidas:


Medidas Propostas
  1. Criação de uma organização/instituição, onde pessoas qualificadas, selecionem notícias adulteradas e indiquem as mesmas a entidades superiores aptas a sancionar penalmente os seus autores.
  2. Intensificação da difusão e formação de ferramentas, que permitam a elucidação junto da população da existência de Fake News, com campanhas de sensibilização, em escolas e outras instituições públicas.
  3. Atribuição de prémios e/ou incentivos a empresas de comunicação social que tornem público notícias falsas e reponham a sua verdade.