PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Castro Daire


Exposição de motivos
A desinformação constitui um grave problema que nos desafia a todos, países, cidadãos e autoridades a encontrar medidas para a sua resolução. Sendo um fenómeno global, cabe a todos nós ter um papel ativo no combate à desinformação. Contudo, sem uma ação política, forte e eficaz, desde campanhas, criação de medidas mais eficazes, até à aplicação de coimas, tornar-se-á difícil combater este fenómeno.


Medidas Propostas
  1. Adicionar conteúdos referentes ao tema em debate em disciplinas da grade escolar, como TIC e Cidadania, e promover ações de sensibilização abertas a todas as faixas etárias, nomeadamente através dos canais de TV generalistas.
  2. Desenvolver um site sem fins lucrativos e apoiado pelo governo, e/ ou extensões dos motores de busca cujo algoritmo seja capaz de verificar a informação fidedigna, atribuindo-lhe um selo, e de diminuir a visibilidade de sites pouco fiáveis.
  3. Estabelecer a obrigatoriedade de associar um documento de identificação pessoal aquando do registo de contas de utilizador digital de maneira a viabilizar penalizações para os que partilham informação falsa e descontextualizada e para os criadores de sites sem fiabilidade.