PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira


Exposição de motivos
O impacto da desinformação na Democracia (Fake News) e no mundo é, infelizmente, um problema cada vez mais frequente na nossa sociedade e como tal devem ser tomadas medidas adequadas pelas entidades competentes.
Propomos assim, um sistema claro e simples de controlo e de rápida resolução, que evite determinada desinformação que possa ser prejudicial a uma vida democrática normal e saudável.
Propomos também maior formação de entidades livres e responsáveis, pois embora seja uma situação grave, muitas vezes, não é levada suficientemente a sério, pelo que consideramos importante mais e melhor formação no sentido de um aumento do combate às Fake News.
Por último, consideramos fundamental o reforço dos processos de reabilitação/educação dos autores desta desinformação, para que situações destas não se voltem a repetir e se procure desta forma melhorar a democracia e o bem estar das sociedades.


Medidas Propostas
  1. Implementação de um sistema de monitorização que identifique casos de fake news.
  2. Consciencialização da sociedade em relação a este tema graças a melhor informação e formação. Consequentemente a criação de alguma forma de penalização tendo em conta a gravidade da desinformação que pode difundir.
  3. Reforço dos processos de reabilitação/educação dos autores desta forma de atuação.