PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Morgado de Mateus, Vila Real


Exposição de motivos
No mundo global em que vivemos, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vieram revolucionar o mundo do conhecimento e a interação entre os indivíduos. A par de todas as vantagens que as TIC nos trouxeram, não podemos descurar os perigos que lhes estão subjacentes. As redes sociais e todos os meios digitais têm, na atualidade, uma dimensão tal que conseguem criar e divulgar informações à escala planetária em tempo real. Contudo, a par dos conhecimentos, também são difundidas muitas notícias falsas que podem constituir um verdadeiro problema e, até mesmo, um atentado à democracia.
Como dotar as pessoas de conhecimentos que lhes permitam combater a desinformação é o desafio que temos enquanto sociedade, e nós, enquanto alunos participantes neste projeto.
É neste contexto que surgem as medidas apresentadas no nosso Projeto de Recomendação uma vez que visa a discussão sobre o Impacto da Desinformação na Democracia.
Pensamos que o aumento da literacia digital passa também, e principalmente, pelo desenvolvimento do espírito critico de cada cidadão. Interessa saber detetar um conteúdo falso mas também, saber interpretá-lo. Assim, as pessoas aperfeiçoam a sua capacidade de identificar as Fake News que são transmitidas diariamente o que, consequentemente, diminuirá a disseminação das mesmas.
Por outro lado, pensamos que a formação de cidadãos responsáveis e informados, capazes de identificar, produzir e divulgar informação válida e verdadeira é crucial para construir e viver numa sociedade verdadeiramente democrática.


Medidas Propostas
  1. Combate à desinformação nas escolas, estimulando o espírito critico dos alunos, de forma transversal nas diferentes disciplinas, para dota-los de ferramentas que lhes permitam identificar e combater as fake news.
  2. Criação de legislação mais rígida, por parte dos Estados Membros da EU, de forma a exercer maior controlo e responsabilização das redes sociais, tendo em conta que estas são as que mais contribuem para a divulgação de informações falsas e operam a um nível global.
  3. Aposta, por parte do Estado através dos vários organismos, em campanhas de sensibilização destinadas a todas as faixas etárias, no sentido de combater a desinformação e a divulgação de fake news.