PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Ribeira de Pena


Exposição de motivos
1. Dar uma formação aos estudantes do ensino secundário e do ensino superior que consista na exposição de estratégias para evitar fake news, explicando como se verifica a veracidade das fontes e outras estratégias de pesquisa.
2. Um dos principais meios de propagação de fake news é a internet, onde se pode encontrar uma variedade de conteúdos informativos. Ora as pessoas, geralmente, abstêm-se de fazer qualquer juízo à cerca da veracidade daquelas informações, considerando que as pessoas que fazem aquele conteúdo representam um argumento de autoridade. Esta medida serve de sensibilização para as pessoas não aceitarem tudo o que vêm na internet como válido.
3. Criação de um observatório das notícias, onde fossem avaliadas, por amostra, notícias de todos os canais de comunicação: rádio, televisão, jornais e informação online. Esta comissão seria constituída por um grupo de peritos que verificariam as fontes e o grau de veracidade das notícias de acordo com critérios que definem se se trata de fake news. Os meios de comunicação que procedessem à publicação de notícias com fontes credíveis e não sensacionalistas receberiam uma distinção de qualidade de informação por trimestre.
Esta medida tem dois complementos:
.Este observatório vai ter uma página nas redes sociais onde publicará as classificações de jornais, assim como, as fake news mais atuais.
.Este observatório terá uma equipa de jovens que sejam recém formados em comunicações sociais. Estes serão supervisionadas por especialistas. Com esta medida cativa-se os jovens a ficarem no nosso país.


Medidas Propostas
  1. Formação de estudantes do ensino secundário e ensino superior
  2. Alertas de sensibilidade
  3. Observatório das notícias